Em 1995 inicia suas atividades uma das mais criativas e “revolucionárias” bandas do Brasil. Vinda de Varginha, Minas Gerais, o Tuatha de Danann inicialmente  adotava o nome de Dark Subconscious mas não demorou muito e nome foi mudado para Pendragon. Basicamente, a musicalidade se resumia a um doom metal, death metal e metal melódico, mas já com algumas influências de música celta.

    Devido a existência  de uma outra banda chamada Pendragon, tendo a necessidade de um nome que tivesse a ver com o estilo musical característico do grupo e como já conheciam as histórias 

de Tuatha, este acabou intitulando a banda. Tuatha de Danann era o povo da Deusa Danu ( deusa matrona da sabedoria, dos rios e da magia, a mãe dos deuses ), uma raça de seres encantados que povoaram a Irlanda mítica. Estando certo o estilo e identificação só havia mais um problema a resolver,  já existia um outro grupo com o nome de Tuatha de Danann, mas como não se tratava de uma banda de rock, na verdade tocavam música celta e barroca, com isso nenhum empecilho foi causado.

Já com o nome de Tuatha de Danann em 1996 lançam a demo tape “ The Last Pendragon “ mostrando que eles vieram para revolucionar o metal brasileiro.

    Dando seqüência em 1998 lançam a segunda demo tape com o título de “Faeryage”  com a formação a cargo de Marcos ( vocal ), Bruno ( guitarra, flauta, vocal e guitarra acústica ), Rodrigo ( violino, guitarra, guitarra acústica ), Rogério ( baixo ), Wilson ( bateria e percussão ) e Felipe ( teclado ).

   

   Com estes dois trabalhos iniciais a banda começa a ser observada pela mídia especializada como um dos grandes destaques no cenário metal, devido ao diferencial nas composições e criatividade na execução das músicas, uma mistura de música pesada com flautas, violinos e violas. Imagine o que seria uma junção do som de Jethro Tull com heavy metal? Tanto no Brasil, como no exterior a banda fica conhecida.


   Em 1998, um audacioso projeto foi idealizado. Tratava-se de “William Shakespeare’s Hamlet” lançado em 2001, concebido pela gravadora Die Hard com a intenção de musicar trechos da obra de Shakespeare, a tragédia de Hamlet, o príncipe  da Dinamarca. Quatorze bandas foram escolhidas para a gravação deste álbum, cada uma recebendo uma música para interpretar. 
Além do Tuatha de Danann, destacam as bandas Delpht, Holy Sagga, Eterna, Torture Squad e Fates Prophecy.

    “The Last Word” foi a música escolhida para que o Tuatha interpretasse, música esta que foi regravada no álbum “The Delirium Has Just Began”

Sem dúvida nenhuma, esta faixa pode ser considerada como uma das melhores de Hamlet e todo o clima da “obra” parece se concentrar nesta música. “Acho que  música do Tuatha é uma das melhores do álbum ( segundo o produtor Alexandre Callari – Revista Roadie Crew  n. 34 ) 

Com todo esse sucesso faltava apenas uma gravadora para dar seguimento com qualidade e liberdade ao grupo e assinam com um dos maiores selos de rock do Brasil, a Heavy Metal Rock.

     No segundo semestre de 1999, o primeiro cd demo intitulado Tuatha de Danann é lançado. Este material possui quatro novas composições, ( já sem Marcos dividindo os vocais pois havia saído para montar seu novo grupo, o Shadows Time confira entrevista aqui ), além das músicas da demo tape Faeryage que foram incluídas de bônus. O sucesso foi grande recebendo ótimas críticas dos órgãos especializadas em rock no Brasil.

  
     Faltava ao Tuatha o lançamento de um álbum completo e em 2001 sai o cd debut da banda com o título de Tingaralatingadun, com uma qualidade musical e gráfica excelentes.

O som não sofre mudanças no estilo, segue a linha adotada pelo grupo, metal melódico regado a música celta e composições com uma linguagem própria. O nome Tingaralatingadun, por exemplo, foi criado por Bruno Maia e significa a rebelião dos seres encantados contra o ser humano e seu egoísmo.

    Conquistando cada vez mais  fãs pelo país, o Tuatha é convidado para participar de grandes festivais, sendo o principal deles o “Brasil Metal Union” ao lado de grandes nomes como Eterna, Dark Avenger, Delpht, Heavens Guardian, entre outras de qualidade igualável.

    Além de serem requisitados para grandes shows, a prova do reconhecimento vem com o surgimento de três grandes fãs clubes: em São Paulo o “ Tan Pinga Ra Tan” , o mineiro “ The Bards of the Faeryage”  e o carioca “ Thuatha of the Magic” , todos com o objetivo principal de divulgar ao máximo os mineiros de Varginha.

     No final de 2002 é lançado o Maxi-Ep “The Delirium has just Began... “ Com uma qualidade incrível de gravação realizadas pela HMRock e colaboração de Paulo Anhaia ( banda Monster ) na masterização e Tiago Bianchi. ( vocalista

da banda Karma e representante da Contato Estúdio ), nas gravações. Gravam a faixa “The Last Pendragon” que foi uma de suas primeiras composições, logo após a mudança da nomenclatura da banda.


    Em 2003, são novamente convidados a participar do festival  “Brasil Metal Union “ desta vez tendo a responsabilidade de encerrar o evento como headliner.

    No exterior o Tuatha de Danann está se tornando conhecido, graças a distribuição do cd conquistando cada dia mais fãs .

     Esperamos em breve o lançamento de mais um álbum, e que continuem com a criatividade que possuem e que tenham a mesma liberdade que a gravadora lhes deu,  para que no Brasil e no mundo continuem conquistando mais fãs.

Formação :  

Bruno Maia ( vocal, flauta, guitarra e violão )
Rodrigo Paiva ( guitarra )
Giovani Mendonça
( baixo )
Rodrigo Abreu ( bateria )
Rafael Castro ( teclado )

 

Home Page: www.tuathadedanann.com
E-mail: tatiana@tuathadedanann.com.br  

Website – Gravadora : www.hmrock.com.br
E-mail: hmrock@hmrock.com.br

 

Discografia

 

The Last Pendragon

Ano: 1996

Músicas:

1 - Beltane
2 - Merlin
3 - Tuatha de Danann
4 - The Last Pendragon

 Faeryage

Ano: 1998

Músicas:

1 - Queen of the witches
2 - Faeryage
3 - Oisin
4 – Imrahma

 

Músicas:

1 - Us
2 - Tuatha de Danann
3 - Beltane
4 - The Bards of the Infinity
* 5 - Queen of the Witches
* 6 - Faeryage
* 7 - Oisin
* 8 - Inrahma
* bonus track

Músicas:

1 - The dance of the little ones
2 - Battle song
3 - Behold the horned king
4 - Tan pinga ra tan
5 - Finganforn
6 - Vercingetorix
7 - Celtia
8 - Some tunes to fly
9 - Tingaralatinga dum
10 - Macdara

Tuatha de Danann

Ano: 1999

Gravadora : Heavy Metal Records

Tingaralatinga Dum

Ano: 2001

Gravadora: Heavy Metal Records

 

Hamlet

Ano: 2001

Gravadora: Die Hard


Músicas:
1- From Hades to Earth - Delpht
2- Sweet Flavour of Justification  - Santarem
3- The Happiness of the Queen - Voice
 Vignette
4- Visions of the Beyond - Hammer of the Gods
5- Villainy - Flute Vignette
6- The King's Return - Krusader
7- The Truth Appears - Nervochaos
8- The Play - Guitar Vignette
9- A Letter to Ophelia - Vers'Over
10- Dagger of Words - Sagga
11- Prayers in the Wind - Imago Mortis
12- Stormy Nights - Symbols
13- Hands of Fury - Keyboard Vignette
14- Hidden by Shadows - Hangar
15- Mandate for Freedom - Torture Squad
16- Trap - Fates Prophecy
17- Cood By My Dear Ophelia - Eterna
18- The Last Words - Tuatha de Danann
19- To Be...

The Delirium Has Just Began

Ano: 2002

Gravadora: Heavy Metal Records

 

Músicas:

1 - Brazuzan - Taller than a hill
2 - The Last Pendragon
3 - Abracadabra
4 - The Last Words
5 - The Wanderings Of Oisin
6 - The Delirium Has Just Began

 

Texto: Ricardo
Web Design: Fernando

Voltar para Bandas