Setembro de 2003 por e-mail

 

Rock On Stage – Qual o tempo de “estrada” do Shadows Time?

Christian Grande - O Shadows Time surgiu como um projeto no final de 1998, com o nome de Fear Minds, mas veio se firmar realmente como banda em 2000. 

Rock On Stage – As pessoas costume definir o som de vocês como metal melódico, mas ouvindo atentamente o álbum Fear... Illusion... Imagination... , fica evidente a inclusão vários elementos como Rock  progressivo e até de thrash metal. Concordam com esta afirmação?

Christian Grande - Concordo plenamente. Acho que o som do Shadows tem bastante melodia, mas não pode ser considerado o típico “metal melódico”. Como você mesmo disse, encontramos elementos de outros estilos. Isto é decorrente de nossas influências, eu por exemplo, tenho muita influência de Thrash. 

Rock On Stage – Que mensagem vocês tentaram passar no Fear... Illusion... Imagination... ? Seria uma viagem ao lado mais sombrio da mente? 

Christian Grande - Realmente! Temos como tema principal neste trabalho o “medo” relacionado à mente. Mas muita destas letras contida, tem mensagens conotativas relacionadas ao nosso cotidiano. Gostaríamos de mostrar às pessoas de uma forma sombria o que elas tem a perder quando não reagem aos seus próprios medos. Com isto elas alimentam muito a ilusão e a imaginação, com são elementos que devem esta em equilíbrio para que a realidade não fuja de seu controle. 

Rock On Stage – No ano passado vocês lançaram uma demo com três músicas, sendo a primeira uma introdução chamada Welcome to my Temple, que é um tema de filmes de terror. Há muitos anos foi lançado um disco de vinil com esses temas, vocês extraíram de lá?

Christian Grande - Na verdade não lançamos esta demo. Foi apenas uma gravação que cedemos para alguns amigos. Estamos lançando agora uma nova demo, “Flyng over the World”, que contém esta música e mais outras, e uma nova versão para a intro. Sobre a intro a parte lírica foi criada por mim, com a voz do Marcos trabalhada com efeitos, desenvolvidos através do computador por eu e o Alex ( Cd-Creato ).

 Rock On Stage – Ainda falando da demo, as outras duas músicas Shadows Time e Flying Over the World eram para serem incluídas no Fear... Illusion... Imagination... ? 

Christian Grande - A Flying over the world, era para ter entrado no cd. Mas na época a versão dela era muito pesada, esta foi uma música feita por mim com parceria de João Oliveira, a uns 6 anos atrás. Já a Shadows Time é uma música mais recente.

Rock On Stage – No último show de vocês que pudemos acompanhar nota-se que o som está bem mais pesado e com a ausência de teclados, que era característica da banda. Isto se deve a mudança de atitude no próprio som do Shadows Time ou falta de um tecladista?

Christian Grande  - O teclado foi um instrumento que não estava nos planos da banda. Foi uma coisa inusitada. Nosso ex-tecladista ( Eduardo Guilherme ), que é meu primo na época resolveu brincar com nossas músicas e ficou legal. Então convidamos ele para a banda. Ele é muito talentoso e criou ótimas passagens de teclado. Mas quando deixou a banda, até tentamos outros, mas não se encaixaram, pois não queríamos algo melódico, e sim diferente e sinistro. Ainda usamos teclados no estúdio, mas optamos por não usar ao vivo, assim o som fica mais pesado, que para mim é melhor.

Rock On Stage – Marcos, sabemos que você fez parte da banda Tuatha de Danann na fase inicial gravando a demo tape Faeryage. Qual foi o motivo real de sua saída do Tuatha. 

Christian Grande - Na época estava muito cheio de problemas e compromissos, que não me permitiam dedicar a banda o tempo que eles exigiam. Assim, resolvi me desligar do Tuatha antes que me tirarem.
( Risos ).

Rock On Stage – Surgiram boatos de que o Shadows Time estava fechando contrato com uma grande gravadora aqui do interior de São Paulo. Isso é concreto ou forma mesmo boatos. Podemos aguardar um cd debut pra este ano? 

Christian Grande  - Infelizmente são somente boatos. Mas bem que poderia se torna realidade. 

Rock On Stage – Tenho uma pergunta bem direcionada ao estilo do Shadows Time. A gente nota que nos festivais que rolam no interior de São Paulo  que a maioria das bandas são de thrash ou death metal, e muitas vezes uma só de heavy metal melódico ou tradicional. Queria que vocês falassem como anda a aceitação do público a banda. E como anda a agenda de vocês.

Christian Grande - A aceitação tem sido ótima. O Shadows sempre será uma banda que mostrará sua personalidade no palco, conquistando respeito das pessoas, mesmo que não gostem de nosso som, e acima de tudo respeitando o público e as bandas com quem compartilhamos o palco.

Rock On Stage – Obrigado a vocês pela entrevista, boa sorte nos próximos trabalhos e shows. Deixo as considerações finais ao Shadows Time e deixem uma mensagem aos fãs da banda e do Rock on Stage.

Christian Grande - Somos nos que agradecemos. Valeu o espaço! Com certeza que é por causa de pessoas como vocês que nosso underground desta mais vivo que nunca. Aos Fãs! Vocês são nossa alma! Underground brasileiro, o melhor do mundo!  

Mais Shadows Time: I Reunion of Metal e no I Revolution Metal Fest

 Entrevista por Pedro ( primeiras 5 perguntas ) e Ricardo ( últimas 5 perguntas )

 

Voltar para Entrevistas